Address
New York, New York, USA
Email
Phone
+55 11 98888-9999
Dinheiro esquecido: milhões de pessoas já pediram resgate. Saiba como consultar no Banco Central se você tem direito.
Home » Experts  »  Dinheiro esquecido: milhões de pessoas já pediram resgate. Saiba como consultar no Banco Central se você tem direito.
Se você tem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira, como bancos, seguradoras ou corretoras, você pode recuperar esses valores .
home4
Milhões de pessoas já pediram o resgate valores esquecidos.
DINHEIRO
Valores esquecidos a receber

Saiba se você tem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira e como você pode recuperar esses valores 

Infelizmente, muitas pessoas acabam esquecendo valores em instituições financeiras, seja por falta de controle ou por mudanças de endereço que impedem o recebimento de informações sobre as contas. 

Mas, para aqueles que se encontram nesta situação, há formas de recuperar esses valores.

Como faço para saber se tenho algum valor para recuperar?

Uma das opções é utilizar a plataforma consumidor.gov.br, serviço do governo federal que permite que consumidores solicitem a devolução de valores esquecidos em instituições financeiras. Através da plataforma, é possível registrar uma reclamação informando a instituição financeira responsável e os valores a serem recuperados.

Outra opção é consultar a lista de valores a receber do Banco Central do Brasil. A lista abrange apenas valores esquecidos em instituições financeiras que foram liquidadas ou que estão em processo de liquidação extrajudicial. Caso haja valores a receber em seu nome, é necessário entrar em contato com a instituição financeira responsável para solicitar a devolução dos valores.


Para evitar o esquecimento de valores em instituições financeiras, é importante manter os dados atualizados e realizar regularmente uma verificação de contas para identificar contas inativas ou valores esquecidos. Com essas medidas simples, é possível evitar o prejuízo financeiro e recuperar valores esquecidos em instituições financeiras.


Se você tem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira, como bancos, seguradoras ou corretoras, você pode recuperar esses valores através do site da "Plataforma consumidor.gov.br". Nessa plataforma, é possível registrar um pedido formal, informando que possui valores a receber e a instituição financeira responsável. A plataforma irá intermediar a comunicação entre o consumidor e a instituição financeira para que seja feita a devolução dos valores.

A plataforma Consumidor.gov.br é um serviço do governo federal que tem como objetivo intermediar a comunicação entre consumidores e empresas para solucionar conflitos. Uma das funcionalidades da plataforma é permitir que consumidores solicitem a devolução de valores esquecidos em instituições financeiras. Para isso, basta registrar uma reclamação informando a instituição financeira responsável e os valores a serem recuperados.


Já para efetuar a consulta no Banco Central do Brasil, é possível acessar o site da instituição e consultar a lista de valores a receber, que é atualizada mensalmente. É importante saber que a lista disponibilizada pelo Banco Central abrange apenas os valores esquecidos em instituições financeiras que foram liquidadas ou que estão em processo de liquidação extrajudicial.

Para consultar a lista, siga os seguintes passos:


Acesse o site do Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br);

Na aba "Cidadão", selecione "Lista de Valores a Receber";

Informe os dados solicitados, como CPF ou CNPJ e nome completo.

Caso haja valores a receber em seu nome, será exibida uma lista com as informações sobre as instituições financeiras e os valores a serem recebidos.

Em seguida, é possível entrar em contato com a instituição para solicitar a devolução do dinheiro, que poderá ser feita diretamente no seu banco de preferência, via PIX ou DOC/TED.