Address
New York, New York, USA
Email
Phone
+55 11 98888-9999
MEI – Microempreendedor Individual
Home » Management  »  MEI – Microempreendedor Individual
Descubra as atividades permitidas para MEI e comece seu próprio negócio hoje mesmo.

MEI - Microempreendedor Individual

O MEI, ou Microempreendedor Individual, é uma forma de formalização de pequenos negócios no Brasil. Criado em 2009, o MEI tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e oferecer benefícios para quem deseja começar a empreender por conta própria.


Para se tornar um MEI, é necessário faturar no máximo R$ 81 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Além disso, o MEI pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.


Ao se tornar um MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ, o que permite a emissão de notas fiscais e a participação em licitações, por exemplo. Além disso, o MEI tem acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, salário-maternidade e auxílio-doença.


Outra vantagem do MEI é a possibilidade de pagar um valor fixo mensal, que varia de acordo com o tipo de atividade exercida, englobando o pagamento de impostos e contribuições. Dessa forma, o MEI tem um controle mais simplificado dos seus gastos e pode investir em seu negócio com mais segurança.


No entanto, é importante lembrar que o MEI tem algumas limitações, como o fato de não poder ter um faturamento superior a R$ 81 mil por ano e de não poder contratar mais de um funcionário. Além disso, algumas atividades não são permitidas para o MEI, como comércio de armas de fogo e explosivos, por exemplo.


Em resumo, o MEI é uma ótima opção para quem deseja empreender e formalizar seu negócio de forma simples e com baixo custo. Porém, é importante estar atento às suas limitações e obrigações para evitar problemas futuros.

Quais as atividades permitidas pelo MEI?

O MEI (Microempreendedor Individual) é uma modalidade de empresa que permite a formalização de pequenos negócios, oferecendo vantagens e benefícios especiais para os empreendedores. Existem diversas atividades permitidas para se enquadrar como MEI, algumas delas são:

Artesanato
Comércio varejista de alimentos e bebidas
Cuidador(a) de animais
Cuidador(a) de crianças
Costureira
Fotógrafo(a)
Manicure e pedicure
Serviços de limpeza residencial
Técnico(a) em informática

Essas são apenas algumas das atividades permitidas pelo MEI. No entanto, é importante lembrar que existem algumas restrições em relação ao faturamento anual e contratação de funcionários. Para se tornar um MEI e ter acesso a todos os benefícios oferecidos, é necessário verificar as atividades permitidas e as condições específicas para cada uma delas.